terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dicas para quem pretende cursar engenharia civil

A primeira dica que parece óbvia, mas é ignorada por muitos candidatos que querem cursar engenharia civil é gostar de exatas. De acordo com profissionais da área, a matemática e a física são estudas a fundo nos primeiros momentos para que a engenharia seja introduzida depois desta base sedimentada. É preciso ter disposição e consciência de que o vestibular para engenharia civil é um dos mais concorridos, portanto dedicação e persistência devem fazer parte do cenário do futuro estudante de engenharia. Saber desenhar é outra ferramenta que pode alavancar a carreira de um engenheiro. É claro que se pode aprender com cursos, e há matérias de desenho técnico específicas na grade curricular, mas se o candidato já tiver a habilidade natural, ele estará automaticamente na frente dos demais.


O engenheiro civil terá uma gama de áreas de atuação, projetando edifícios, casas, viadutos, pontes, estradas, barragens, portos, canais entre outras construções. Deste modo um bom profissional pode escolher um cargo público ou privado. Um fator que pode encorajar o jovem interessado pela engenharia civil, é o de que hoje no Brasil faltam engenheiros civis no mercado vasto, muitos profissionais que encabeçam obras importantes são estrangeiros. Outro aspecto é que o mercado está em alta com projetos de infraestrutura para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, além das obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no país.
O jovem interessado deve estar atento aos programas de estágio e vagas oferecidas enquanto estiver cursando a faculdade. Há inúmeras possibilidades no mercado que podem virar efetivação. Quanto mais cedo o candidato se posicionar no mercado de trabalho, melhor será seu posicionamento no futuro. Além disso, no estágio ou programa trainee, o candidato pode entrar em contato na prática com as diversas áreas da engenharia tais como operação, gerenciamento, fiscalização, construção e projeção de uma obra, podendo estar hábil a decidir o futuro de sua atuação. De acordo com o bem-sucedido e experiente engenheiro civil paulistano Bernasconi, “Se você não sabe fazer, não sabe o que será melhor para oferecer um bom serviço aos clientes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário