terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Materiais de construção sustentáveis, como escolher?

As construções contemporâneas seguem os mais diferentes estilos desde as heranças históricas até as linhas de vanguarda, mas um aspecto todas essas construções têm em comum: o uso de materiais sustentáveis. Essa tendência veio para ficar e cada vez mais a preocupação com a preservação do ambiente se faz presente nos projetos arquitetônicos.

Talvez o mais conhecido desses materiais seja a madeira de reflorestamento. Depois de muitos anos desmatando grandes áreas em prol de uma construção com as chamadas madeiras nobres que sempre foram sinônimo de status por conta de sua beleza e durabilidade; a construção civil hoje adotou a madeira de reflorestamento tratada contra insetos.



O custo deste tipo de madeira é muito menor, sem dano causado a natureza. E com os tratamentos existentes contra insetos, essa madeira se tornou ideal para as novas construções. A madeira de demolição ficou famosa nos últimos anos. Trata-se de madeira de qualidade que sobrou da demolição de grandes construções e pode ser reutilizada em forma de piso, bancadas, batentes entre outras soluções. A madeira plástica vem ganhando espaço nas construções ecológicas. Sendo constituída de materiais 100% recicláveis, no caso resíduos de madeira e plástico, pode ser utilizada em pisos, mobília, batentes nas partes de dentro e de fora das construções.

Além da madeira, o concreto que é utilizado na maioria das construções brasileiras, também ganhou versão sustentável. O concreto sustentável é feito com uma mistura de materiais reciclados como resquícios de madeira, vidro e aço e pode ser utilizado exatamente como o concreto convencional. Outra ótima ideia é a reutilização das embalagens longa vida compostas de plástico, papel e alumínio como telhas. As telhas de embalagem longa vida são mais baratas, mais leves e acumulam menos calor que as convencionais.

Outra tendência no Brasil são as tintas sustentáveis, elaboradas a partir de materiais naturais atendem a demanda do consumidor que está à procura de materiais que sejam menos abrasivos. Essas tintas normalmente são látex compostas por pigmentos minerais com base de terra ou água. A cada dia surgem novas soluções sustentáveis no ramo da construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário