sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O telégrafo, o vovô da Internet: o início da era da informação

Toda vez que você fala sobre como a grande revolução nos princípios da transmissão de dados e os princípios de segurança da informação foi provocada pela Internet, lembre-se de uma coisa: houve revoluções precedentes, que eram comparáveis ​​à Internet em termos de magnitude. este contexto, muitas impressões de impressão de referência, e algumas referem-se a rádio ou TV.

No entanto, seria muito mais justo lembrar o telégrafo a este respeito. O telégrafo foi a primeira tecnologia que permitiu - literalmente - transmissão instantânea de dados, e o telégrafo elétrico, pela primeira vez, empregou um sinal elétrico para esse fim.

A mensagem não foi mais atribuída diretamente a nenhuma cópia impressa. O conteúdo tornou-se efêmero: não se pode colocar sinais em um bolso, afinal. Mas, ao mesmo tempo, pode ser registrado fisicamente em ambos os lados do fio, como relatórios de entrega e formulários de mensagens.

A intercepção de mensagens era muito fácil de ser feita. Houve um caso em que um grupo de banqueiros subornava um telegrafista para permitir que certos erros de digitação permanecessem no texto para transmitir mensagens codificadas sobre as tendências da bolsa de valores.

Como parte do esquema, os banqueiros supervisionaram secretamente um semáforo de telégrafo na conexão Paris-Toulouse para obter as informações críticas tanto em modo criptografado quanto completamente "sem fio". Bons velhos tempos; Era tão simples então.

Com o telégrafo, as pessoas tiveram que se adaptar à realidade de que qualquer mensagem poderia ser entregue instantaneamente em longa distância. A referida história do xadrez "tartan" é um caso fascinante, não só devido à cifra que os interlocutores empregaram. O bookmaker nem sequer considerou uma probabilidade de transmissão rápida de dados pelo telégrafo.

Bastante semelhante à realidade de hoje, a nova tecnologia favoreceu os golpistas e a polícia. Um dos casos que impressionou muito os governadores e motivou-os a aprovar o uso em larga escala do telégrafo foi um caso simples de captura de um ladrão de trem.

Era totalmente elegante: o ladrão foi pego na próxima estação ao longo da pista, como a mensagem sobre ele foi transmitida pelo telégrafo. Antes disso, não havia nenhuma maneira para a polícia ou a administração da estação de trem enviar uma mensagem mais rapidamente do que o trem percorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário